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10 Perguntas Comuns Sobre o Marketing Digital

Você pensa com carinho em várias ações para a sua empresa, coloca em prática, publica todo entusiasmado e após alguns dias o número frustrante não sai de sua cabeça.  Parece familiar? 

05/07/2017 11:11
10 Perguntas Comuns Sobre o Marketing Digital

Tudo bem, todos nos já passamos por essa frustração. Mas essa situação não precisa terminar assim. 


Embora pareça ser fácil lidar com as ações na internet, muitas pessoas se perdem no decorrer das ações e no final acabam não alcançando o tão sonhado resultado. 


Mas não fique encima do muro, é importante arriscar! Com a tecnologia que nos cerca o que resta é se adaptar as novas condições. Como se diz o ditado “É tentando que a gente aprende”.


Sendo assim, a AMEXCOM vai te dar um empurrãozinho, compartilhar com você as principais perguntas que são feitas para o nosso departamento de Marketing.


Sem dúvidas, essas informações irão ajudar a resolver alguns impasses e a compreender melhor esse meio. Ah, eu aposto que a pergunta número #7 irá surpreender você. Por quê? Bom, ela é ignorada por quase todas as pessoas. E sim ela faz a diferença! Vamos lá!


1- Qual é o perfil dos meus fãs?


Por incrível que pareça é normal ouvir essa pergunta. E sim, é fundamental que você entenda qual é o seu público e como ele se encaixa no mundo virtual.


Mas você sabia que o Facebook Insights permite ter acesso a esses dados? É isso mesmo, através dessa ferramenta você tem acesso ao perfil de cada fã que curtiu a sua fanpage. Fácil, né?  


Graças a essa ferramenta ficou mais fácil focar em estratégias de criação de conteúdo para o maior público. Por exemplo: se o público que predomina a sua fanpage é feminino será mais fácil gerar conteúdo direcionado a elas, e naturalmente o engajamento irá aumentar. 


 


 
2- Vale a pena impulsionar os posts do Facebook? 

Os posts patrocinados alcançam um público mais amplo e você pode segmentar o público que quer dirigir o seu conteúdo. Para entender melhor, hoje os públicos orgânicos aparecem em média para 1 % do seu público, ou seja, se você tem 10.000 fãs, em média 100 receberam a sua notificação na timeline. Identifique o público que você pretende se comunicar e faça a diferença nos resultados da sua campanha.

 




3 - Minha taxa de engajamento é boa?


A taxa de engajamento é uma forma de determinar o nível de envolvimento das nossas publicações com os internautas.


E assim, você terá um parâmetro para saber se estão gostando ou não do conteúdo da sua fanpage e como estão interagindo, ou seja, se estão clicando nos posts, curtindo ou compartilhando.


Afinal, quanto maior o engajamento, maior a possibilidade de disseminar a marca perante o público. Confira algumas métricas que você deve acompanhar em cada canal:


Facebook – Quantidade de likes, comentários, compartilhamentos e cliques nas publicações.

Twitter – Favoritamentos, respostas direcionadas aos perfis, menções dos perfis e retuítes.

Blogs – Comentários e citações dos posts (ou do próprio blog) em outras redes.

Youtube – Likes, dislikes, comentários, favoritamentos e citações do vídeo em outras redes.




 


4 - Google AdWords – Como usar? 

O Google AdWords é uma excelente ferramenta para alcançar o seu público. Porém, é necessário usar corretamente para otimizar o orçamento e melhorar o seu resultado.

Se você não tem muita experiência com essa ferramenta não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. Então vamos ao que interessa!

Quando se cria uma campanha é comum cometer o erro de agrupar as palavras-chave em um único grupo de anúncio. Dessa forma, recomendamos que crie grupos com poucas palavras-chave diretamente relacionadas. De acordo com essa dica você focará principalmente na qualidade do tráfego que elas irão gerar, e não apenas nos cliques.

Lembre-se que o caminho para iniciar no Google AdWords é criar uma campanha simples, com testes. Mesmo porque as vendas não irão aumentar da noite para o dia, ao investir em Adwords. Aos poucos você criará uma comunicação digital 360°, atingindo seu público-alvo e potencializará suas experiências online para suas ações.





5 - Devo fazer um site mobile ou responsivo?


Para desvendar esse mistério é fundamental saber de que forma que o visitante de seu site chegou até ele, se foi via mobile (tablets e smartphones) ou desktop.


Dependendo do número de acesso via dispositivos móveis, você precisará recorrer a um site que possibilite essas versões, que de modo geral são indicados para portal de conteúdo, que se faz necessário à otimização das informações para carregar rapidamente.


O site responsivo é indicado quando o conteúdo é pesado e são adaptados ao tamanho das telas que são exibidos, seja de celular até ao computador. Além dessa vantagem, o site responsivo pode expandir as visualizações de detalhes da página com o zoom. 




 


6 - Quando usar o Instagram? 

Se for parar para analisar, todos os recursos online trazem diferentes vantagens para cada negócio, que buscam através das redes sociais atraírem mais consumidores.

Por exemplo, hoje em dia no Brasil existem em média mais de 30 milhões de usuários, sem dúvidas é uma excelente rede para as empresas focarem suas ações de marketing online.

Áreas relacionadas à alimentação, fitness e moda devem aproveitar esse gancho para usar essa ferramenta ao seu favor, com imagens que cativem o público que pretende vender o produto ou serviço. 



 


7 - O meu site corresponde às exigências do SEO? 

Antes de qualquer coisa, é válido recordar que SEO (Search Engine Optimizaton), é um conjunto de técnicas para otimizar e obter melhores resultados orgânicos no Google.

Sendo assim, quando falamos em Marketing orgânico estamos nos referindo ao alcance não pago de um resultado espontâneo. É importante? Claro que sim e muito! Mas como faço para produzir esse conteúdo? Assuma o poder no segmento e as pessoas passarão a entender a importância do assunto que você pretende interagir.

Enfim, agora que recapitulamos é importante saber que para conseguir um bom posicionamento no Google é preciso trabalhar com as palavras-chave. O posicionamento das palavras é fundamental na quantidade de visualizações, ou seja, influência diretamente nos resultados do seu site.

Mas e aí, o seu site está em primeiro lugar nas buscas do Google? Se sim, então você está no caminho certo, caso ainda tenha alguns impasses, utilize Google Trends, que é uma ferramenta gratuita que o próprio Google oferece para melhorar o texto.

Afinal, para qualquer descargo de consciência peça para alguém de fora avaliar o seu site. Isso ajudará saber se ele realmente está preparado para o SEO.

 



 
8 - Posso usar as imagens que estão no Google?

Você precisar ter muito cuidado quando for utilizar uma imagem que está no Google, mesmo porque nem todas as imagens que estão disponíveis na internet são de domínio público.

É importante ter responsabilidade quando for inserir uma ilustração em uma mensagem ou ideia. Existem bancos de imagens gratuitos que poderão ajudar sem causar maiores problemas e dar mais credibilidade ao seu post.

Uma ótima alternativa é a Pixabay, que disponibiliza mais de 990 mil fotos grátis, vetoriais e ilustrações de arte.





 9- Como fazer vídeos no YouTube?


Para criar um canal e produzir vídeos que chamem atenção de seu público, o primeiro passo é pensar no tema e no conteúdo que irá elaborar. Para facilitar crie um roteiro, seja para um vídeo explicativo ou até mesmo uma encenação estilo um curta ou longa metragem.


Busque inspiração em outros canais, principalmente o relacionado ao assunto que você quer abordar além de aprender mais e isso ajudará a obter boas ideias.


Não se preocupe com equipamentos especializados para a gravação. Um smartphone com câmera é uma ótima alternativa, além de facilitar a sua vida. Se joga na onda das selfies e faça você mesmo o seu vídeo!


 




10 - Como escolher uma boa agência de marketing digital?

Uma forma eficaz de saber se esta contratando a empresa certa é saber se a agência tem capacidade de gerenciar os fatores tecnológicos envolvidos na geração de ações no meio Digital.

Busque referências sobre os trabalhos realizados pela agência. Cases de sucesso mostram o conhecimento que a agência tem acerca do mercado que você atua. Analisando quais foram às soluções de qualidade que trouxeram para os outros clientes. 

Portanto, quando contratamos uma agência devemos saber o que esperamos por ela e consequentemente o que vamos pagar por isso.

 



Com base nessas dicas, esperamos ajudar em suas futuras ações. Caso ainda tenha dúvida ou sugestão, conte pra gente nos comentários. 

A equipe da AMEXCOM está a sua disposição.  

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