Acompanhe as últimas notícias e dicas sobre o mundo do marketing digital e empreendedorismo.

Marketing, publicidade e propaganda: qual é a diferença?

Você também tem essa dúvida? Se sim, então você esta no lugar certo. Hoje a AMEXCOM, vai esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto tão “polêmico” entre os empreendedores.

04/08/2017 10:27
Marketing, publicidade e propaganda: qual é a diferença?
A confusão pelo significado desses termos é muito comum. Apesar da conexão, acreditem, eles não são sinônimos. 

Mas o que importa é vamos compartilhar com você os principais pontos e a importância desses nichos no mercado, que sem dúvidas vão fazer à diferença nos resultados do seu empreendimento.

Agora que estamos preparados para desvendar a diferença e o papel de cada termo. Então, vamos ao que interessa!

Marketing

Acredito que você já deve ter escutado por aí ou até mesmo lido em algum lugar que o marketing é o pai da publicidade e da propaganda. Pois é, por ser responsável pela comunicação e a base empresarial ele carrega esse legado.

Para ter ideia, a sua analise começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. 

Se você procurar a definição no dicionário Aurélio, encontrará o seguinte conceito: 

“Conjunto de procedimentos e estratégias de otimização dos lucros que, através de pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores; estudo de mercado.”

Mas aí você se pergunta, como que utilizo essas estratégias em meu negócio? E a resposta é muito simples, para obter o sucesso, conquistar novos clientes e descobrir o que realmente acontece com o seu empreendimento, você deverá compreender e seguir as regrinhas dos 4P, para identificar seu o produto, preço, praça e promoção. 
 
Por quê?

Porque é exatamente isso que o marketing faz, ele define quem é a empresa, quem é o seu cliente, quais os diferenciais dos produtos ou serviços. Elabora procedimentos e estratégias, através das pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores. Melhora a otimização dos lucros. Prioriza ações e define os indicadores de sucesso. 

Agora que você já tem ideia de como que funciona o famoso marketing, deve imaginar como surgiu, né? Exatamente, ele surgiu quando as empresas perceberam que precisavam se mexer já que a concorrência estava cada vez mais acirrada e mercadólogos.
 O jeito foi buscar uma solução.

Como se diz o ditado popular: "Quando a água bate na bunda, a gente aprende a nadar". E foi o que aconteceu com as empresas, tiveram que recorrer a uma teoria que atraísse o seu público e que aumentasse as vendas.

Um cenário muito familiar com o atual, não é mesmo? Com certeza, os empresários continuam buscando estratégias para atingirem os seus objetivos, é aí que o marketing entra em ação. 

Uma coisa é certa, é preciso sair da zona de conforto para saber como estão as ações de seu empreendimento. Não basta cruzar os braços e esperar que o sucesso venha até você, porém nunca é tarde para buscar o diferencial no mercado.

E aí, como estão os seus negócios? 



Publicidade

Outra confusão comum é sobre o que a publicidade se refere, muitas pessoas acham que é a propagação de ideias, sendo que a publicidade tem um cunho estritamente comercial. 

Quer um exemplo concreto? Então, sabe aquele anúncio pago que esta sendo veiculando na internet, revista, TV e no rádio? Você acha que tem um dedinho publicitário? Não? Pois bem, você esta no caminho certo, isso não é publicidade e sim propaganda! 

Sendo assim, a publicidade pode até ser classificada como a comunicação não paga, que acontece de forma espontânea.   Ela trabalha principalmente com o lado emocional do consumidor, estimulando a ação de venda através dos benefícios e as vantagens do produto ou serviço. 

Mas afinal, o que é publicidade? 

Publicidade é um cartaz, uma imagem, um texto que tenha o caráter publicitário. O importante é que essa mensagem chegue até o público-alvo através dos veículos publicitários sem fins lucrativos, apenas com a intenção de chamar a atenção do público fazendo o que a publicidade faz, sabe o quê? TORNANDO PÚBLICO.

Sabe quando uma informação ou personalidade está em alta na mídia? Então, quando ocorre isso costumamos chamar de Fenômeno de Publicidade. 

Curioso, né? 

Pois é, quanto maior for à publicidade, mais os veículos de comunicação vão querer promover o assunto, e automaticamente ganhará o tão sonhado destaque. Quando isso acontecer, significará que o seu objetivo foi alcançado.



Propaganda

Agora que já esclarecemos os principais pontos do marketing e da publicidade, vamos às características da propaganda. 

A propaganda por sua vez dissemina princípios e ideias. É um instrumento de marketing como mecanismo para a comunicação corporativa e ajuda a curar algumas dores, claro se for utilizada de forma correta.

Depois de conhecer os princípios da propaganda a diferença é clara e se resume no valor comercial. 

Pense comigo, a propaganda vem de propagar, multiplicar, prolongar e estender. Sendo assim, se faz necessário anunciar a existência da qualidade de um produto.

Portanto concluímos que a propaganda realiza um cunho comercial de acordo com a legislação que protege os consumidores. Influenciando diretamente no estilo de vida, dando a entender que através de determinado produto ou serviço o consumidor melhorará a qualidade de vida.



Portanto, os termos marketing, publicidade e propaganda não possuem os mesmo significados, porém eles estão diretamente ligados. É como um conjunto em que um depende do outro para seguir. 

O marketing é à base de tudo, a publicidade consiste em popularizar uma ideia e a propaganda estimula à venda. 

Sendo assim, a publicidade e a propaganda são frutos de uma estratégia de marketing. Para que o negócio tenha sucesso é necessário que ambos trabalhem de forma integra.

Caso ainda tenha dúvida ou sugestão, assine o nosso newsletter.

A equipe da Amexcom está a sua disposição. 

OUTRAS NOTÍCIAS

A mídia off-line, ainda cria impacto na online?A mídia off-line, ainda cria impacto na online?

Muitas pessoas, acreditam fielmente que deixar de investir no off-line pensando em concentrar seus esforços no online vai trazer mais resultados. Mas isso depende muito.

Continuar lendo
 Amexcom no Lançamento da Expoconstruindo 2017 Amexcom no Lançamento da Expoconstruindo 2017

 Alcance  seus clientes potenciais com as estratégias do Marketing Digital.

Continuar lendo
Facebook não emite nota fiscal no Brasil?Facebook não emite nota fiscal no Brasil?

Esse é um assunto que intriga muitas pessoas e que hoje a Amexcom irá esclarecer por meio de um posicionamento do Facebook.

Continuar lendo